Manancial do Rio Pato Branco possui 522 propriedades em terras mariopolitanas.

Ainda no mês de agosto o município de Mariópolis contratou empresa especializada que realizou um diagnóstico do Manancial da Bacia do Rio Pato Branco, onde foi mapeado e dimensionado a área ocupada do Manancial do Rio Pato Branco no município de Mariópolis, sendo 12,019.3972 ha, e a divisão fundiária existente atualmente com a identificação digitalizada de 522 imóveis rurais dos quais 458 já identificados, sendo a apresentação em shape, compatíveis com o software ARCGIS, conforme RELATÓRIO denominado”MANANCIAL DO RIO PATO BRANCO”.
O SIG (Sistema de Informação Geográfica) do Rio Pato Branco, foi apresentado ao Executivo Municipal, membros do IDR local, Membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente e outros técnicos.
O município de Mariópolis atua na proteção e preservação da Bacia do Rio Pato Branco, e conta agora com profissional qualificado para trabalhar e continuar abastecendo esse sistema recém criado de banco de dados do Manancial do Rio Pato Branco, especialmente quanto a:
1 – Digitalização do Uso do Solo da Bacia do Rio Pato Branco, onde serão observadas as seguintes feições: REMANESCENTE DE VEGETAÇÃO NATIVA (matas), LAVOURAS, PASTAGENS, REFLORESTAMENTO E OUTROS ( sedes, estradas, açudes).
Em breve programas especiais e específicos estarão sendo realizados in loco.