PROJETO DESAFIO SAÚDE

Mariópolis, PR °min °max

NUTRIÇÃO + EXERCÍCIO FÍSICO = DESAFIO SAÚDE

Visando estimular as mulheres do município de Mariópolis a cuidar da saúde, por meio de atividade física e alimentação saudável, o Departamento de Saúde criou o Projeto Desafio Saúde.

O Projeto será desenvolvido pela Nutricionista do Centro de Saúde Larissa Payano Fioravanço e pela Educadora Física Daiana Bagattini, através do Departamento de Saúde. Conta com o apoio do médico Dr. Gilmar Alberto Abegg e da Assessora de Imprensa da Prefeitura Municipal Larissa Jasko.

De acordo com a Diretora do Departamento de Saúde, Giovana Aspir Abegg “analisando a realidade do modo de vida dos Mariopolitanos, surgiu a necessidade de se por em pratica uma estratégia que transforme a vida das mulheres com sobrepeso e obesidade de forma eficaz e saudável.”

Para participar do projeto, as mulheres que tenham entre 18 e 40 anos, deverão ir ao Centro de Saúde nos dias 18, 19,22 e 23 de maio para retirar a ficha de inscrição e o regulamento do projeto, preencher e devolver a ficha até o dia 23 de maio, novamente no Centro de Saúde.

Posteriormente, com as fichas das candidatas do projeto, a Nutricionista e a Educadora Física, irão preparar o sorteio, que será realizado no dia 25 de maio, ao vivo na Rádio Canal 8 FM e será gravado e publicado nas redes sociais do projeto.
A seleção será feita da seguinte forma: primeiro, haverá um sorteio com as inscritas através das fichas de inscrição. Serão sorteadas 15 mulheres, dentre essas 15 serão selecionadas apenas 10. Para essa segunda seleção, serão utilizados dois critérios, sendo a avaliação médica, onde caso haja impossibilidade detectada pelo médico a candidata será eliminada. Também a avaliação Nutricional Antropométrica que definirá o índice de massa corporal (IMC), o qual selecionará as participantes que tiverem o melhor índice.

Para a Avalição Médica, o Dr. Gilmar Alberto Abegg, médico do Centro de Saúde, solicitará e avaliará os seguintes exames: eletrocardiograma, colesterol total e frações, glicemia de jejum e enzimas cardíacas, que serão disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde – SUS.

Após definidas as participantes, as mesmas passarão por orientações que dirão respeito aos critérios, práticas e responsabilidades dentro do Programa, e ainda, todas deverão assinar os termos de compromisso e outros documentos relacionados ao projeto.

Para o registro, o projeto conta com o apoio da Assessora de Imprensa da Prefeitura Municipal Larissa Jasko, onde a mesma irá fotografar todas as candidatas no início e no final do projeto, para que haja registro de sua imagem corporal inicial, e seja feita a comparação do antes e depois, valorizando assim a autoestima das participantes.

Logo após de terem sido fotografadas, as participantes, passarão pela avaliação nutricional e antropométrica, onde todas as participantes serão avaliadas pela nutricionista Larissa Payano Fioravanço. Nesta ocasião haverá a coleta das informações a respeito da alimentação das participantes, onde serão aferidos peso e altura das mesmas para calculo de Índice de Massa Corporal e assim traçadas as metas de cada uma, e ainda serão feitas as circunferências corporais para análise de medidas. Logo em seguida, a Nutricionista Larissa irá elaborar o Plano Alimentar para que cada uma siga durante o projeto.

Segundo a Nutricionista Larissa “a avaliação nutricional individualizada é importante, pois desta forma será possível conhecer os hábitos alimentares de cada uma e direciona-las conforme o necessário. Acredito que a parceria entre a nutrição e o exercício físico vem para provar que ambos devem andar de mãos dadas para melhorar a qualidade de vida das pessoas”.
Posteriormente, a Educadora Física Daiana Bagattini dará inicio ao cronograma de exercícios físicos, que serão realizados através das aulas com frequência de três vezes por semana.

Seguindo um cronograma de treino planejado, com variação de modalidades, sendo elas: Step, Step Funcional, Localizada, Dança, Local Funcional, Treinamento Funcional, GAP (Glúteos, abdômen e pernas), entre outros. Independentemente das aulas serem coletivas, se levará em consideração a individualidade de cada uma, através da anamnese, avaliação física, e avaliação médica.

A Educadora Física Daiana Bagattini destaca que “este Projeto será uma grande oportunidade para as mulheres Mariopolitanas. Este é um desafio que lançamos a vocês, e despertar novos hábitos já é um passo a frente. O sucesso do exercício físico está aliado a uma boa alimentação, por tanto, essa parceria tem tudo para dar certo. Desafie-se, e descubra que você poder ser saudável e feliz”.

Durante o andamento do Programa as candidatas passarão por avaliação nutricional e antropométrica semanalmente, e sempre que houver a necessidade serão feitas alterações nos planos alimentares. Em relação aos exercícios físicos, a Educadora Física estará em contato direto com as participantes em todos os momentos definidos e fará os ajustes pertinentes sempre que for necessário.
Ao final dos 60 dias será feita a avaliação final para fechamento dos resultados conquistados.

 

Pular para o conteúdo