Mariópolis, PR °min °max

Município de Mariópolis realiza proteção de fonte do Monge João Maria de Jesus

João Maria é o nome pelo qual ficaram conhecidos três monges que passaram pela região sul do Brasil no final do século XIX e primeira metade do século XX. Tinham o caráter de curandeirismo ou de messianismo.

Tinham uma barba longa, cajado e roupas rusticas, pareciam mendigos. Além de serem conhecidos por ter o poder de curar as pessoas utilizando ervas, rezas e estarem relacionados à água, eles faziam longas caminhadas, por onde passavam aglomeravam pessoas em busca de milagres e orientações, às vezes criando pequenas comunidades que duravam até a passagem de “João Maria”, que sumia sem aviso e sem deixar rastros.

Em Mariópolis, fonte está localizada na Comunidade de Gramados São Joaquim, e é procurada por pessoas de todo o sudoeste. Devido a essa grande procura
os Departamentos de Agricultura e Meio Ambiente e Indústria, Comércio e Turismo colocaram placas de identificação até a gruta do monge e também realizaram a proteção da fonte existente no local, atendendo um pedido da comunidade.

Segundo a Diretora do Departamento de Indústria, Comércio e Turismo, Solange Luza “nos deparamos com uma situação preocupante, pois a procura pela gruta é muito grande e a água existente lá estava parada e imprópria para qualquer uso, então realizamos a proteção da fonte dando maiores condições sanitárias para as pessoas que bebem daquela água, tornando-a corrente e limpa. Também sinalizamos o local para que tenha fácil acesso pelas pessoas que o procuram”.

O diretor do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, Jocemir Simioni destaca que também será feita uma nova arborização no local com árvores, para melhorar a proteção da fonte devido à quantidade de lavouras que existem ao redor da mesma.