Mariópolis, PR °min °max

Departamento de Saúde realiza campanha “Agosto Dourado” em prol do Aleitamento Materno

O mês de agosto tornou-se simbólico na promoção do aleitamento materno, no Brasil o “Agosto Dourado” foi instituído em 2017, para celebrar o leite materno como alimento de ouro, assim, ele simboliza a luta pelo incentivo à amamentação.

Em 2020, a pandemia causada pelo Coronavírus (Covid-19) mudou o formato da campanha, mas não o foco. A Nutricionista do Departamento de Saúde, Larissa P. Fioravanço desenvolveu diversas atividades online de celebração e conscientização com as mães que fazem parte do Projeto Saúde do Bebê.

Tendo destaque para o tema principal da Semana do aleitamento Materno 2020: “Apoiar a Amamentação para um Planeta mais Saudável”, em cada dia da semana a nutricionista abordou temas relacionados ao aleitamento materno, como vínculo mamãe e bebê, os primeiros mil dias do bebê, benefícios do aleitamento materno, entre outros.

A Organização Mundial de Saúde – OMS aconselha a manutenção do aleitamento materno por dois anos ou mais, e, de forma exclusiva por 06 meses.

De acordo com a nutricionista Larissa, “hoje sabemos que muitas doenças crônicas, alergias ou alterações orgânicas podem ser evitadas ou terem os riscos reduzidos graças ao aleitamento materno. Mas, os benefícios não param por aí, pois a amamentação tem aspectos psicológicos importantes, uma vez que fortalece o vínculo mãe e bebê. Ou seja, é um grande benefício não só no presente, mas por toda a vida”. 

Para o fechamento da ação, houve a participação da Psicóloga do Centro de Súde, Rosangela Magalhães Silveira, que repassou às mães informações relacionadas às questões psicológicas que envolvem esse ato tão fundamental a vida.

Segundo Rosangela ” no momento em que o bebê é amamentado, ele necessita, não somente receber o leite, mas também o aconchego e carinho da mãe. Quando é amamentado ao seio materno, o bebê pode vincular-se diretamente ao corpo da mãe e vivenciar de uma forma mais íntima as sensações de receber alimento, sentir o calor, o cheiro, o toque e o afeto da mãe. Para o bebê, esta vivência é o alicerce do relacionamento com o mundo. O contato aconchegante com o corpo da mãe, fortalece o vínculo e as relações emocionais”. O aleitamento materno, traz diversos benefícios para um desenvolvimento saudável e satisfatório à vida do ser humano.

Vamos todos apoiar a amamentação! Amamentar salva vidas!

Confira na imagem, as fotos enviadas pelas mamães do grupo.

 

 

Pular para o conteúdo