Seminário do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)

O Seminário do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) aconteceu nos dias 14 e 15 de maio na Escola Municipal Pe. Eduardo Machado e Reuniu Professoras, Pedagogas e Diretoras das Escolas Municipais. Participaram da formação 13 professoras da educação infantil e 17 professoras do ensino Fundamental.

Durante as formações, as professoras tiveram uma carga horária de cem horas distribuídas em estudos presenciais a distancia e atividades com os alunos em sala de aula.

A professora Edirce Vasquevicz formadora da Educação infantil e a Professora Sirlei Stanqueviski, formadora do ensino fundamental, conduziram o seminário onde as professoras iniciaram os trabalhos. Explanaram sobre currículo, sequência didática, linguagem oral e linguagem escrita, crianças como leitores e autores, jogos matemáticos, livros infantis: acervos, espaços e mediações, leitura deleite e gêneros textuais, que encantaram a todas as participantes.

Segundo a coordenadora local, Professora Neuza Maria Basseggio “Esses momentos de estudos aliados a teoria e prática contribuíram para inovação das práticas pedagógicas em sala de aula e o aprendizado dos alunos. Agradecemos, em especial,  as professoras cursistas pela dedicação, empenho e entusiasmo com que participavam dos encontros”.

No próximo sábado, dia 19, será realizado o encerramento da formação do Pnaic 2017/2018 com uma palestra com a Mestra Elizandra Fiorin Soares, com o tema “Linguagem e Produção Textual”, no Auditório da Escola Técnica Raphael Pocai.