Cultura “Cultivar a Mente”

Mariópolis, PR °min °max
O termo CULTURA é um verbo e significa “ato de plantar e cultivar plantas”. Com o passar dos tempos passou a significar “cultivar a mente” e os conhecimentos.
Cultura em ciências sociais é conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de gerações em geração através da vida em sociedade, a cultura reflete a forma como as pessoas agem, pensam, se expressam e como reproduzem suas vidas.
Tipos de Cultura:
A Cultura popular está relacionada com as tradições e os saberes, os quais são determinados pelo povo, por exemplo: as festas, os rituais, o folclore, as lendas, a culinária, o artesanato, as músicas, a dança a linguagem. A cultura popular ocorre de forma espontânea e orgânica!!
Cultura erudita diferente da cultura de massa usada para promover o consumo entre indivíduos, é resultante do conhecimento adquirido por meio de pesquisa, do estudo nos mais diferentes campos. Está disponível a poucos e representa uma forma de diferenciação social, permitida por acesso ao conhecimento. Como exemplos de Cultura erudita: exposições artísticas, apresentações teatrais e concertos.
Cultura Material representa o conjunto de patrimônio cultural e histórico formado por elementos concretos que ao longo de tempo foram construídos pelo ser-humano, os elementos arquitetônicos: igrejas e museus, e objetos de uso pessoal e coletivo como obras de arte, utensílios e vestimentas.
Esses são alguns exemplos, mas, “CULTURA” vai muito além de um conceito. É extremamente complexo e impossível de ser fixado de modo único.
Pular para o conteúdo