PROJETO SOCIOAMBIENTAL – 1000 ÁRVORES URBANAS

“Ajude nesta missão, pois a cada muda plantada é a cidade que muda”
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Mariópolis e o Conselho Municipal de Meio Ambiente, lançaram no dia 21 de setembro – dia da árvore o Projeto 1000 Árvores Urbanas em 04 Anos, que pretende fortalecer o reflorestamento e a arborização da zona urbana do município.
QUEM PODE PARTICIPAR
O projeto prevê a participação dos munícipes de Mariópolis, incluindo escolas, entidades, associações, através de um sistema que, na prática, servirá como adoção das árvores pela população, distribuição gratuita em eventos diversos e o plantio direcionado conforme o Plano Municipal de Arborização e outros pontos não sinalizados pelo mesmo.
Para implantar o programa, o Departamento de Meio Ambiente e Conselho Municipal adotará espécies nativas e frutíferas. Todas apropriadas para o plantio na zona urbana e não representam risco de levantamento de calçadas. Além disso, são árvores que, na média, não atingem altura suficiente para representar risco para a fiação elétrica ou telefônica.
COMO SE DARÁ O PLANTIO
Em um primeiro momento, as árvores serão plantadas nas vias mapeadas no Plano Municipal de Arborização,, parques e praças a fim de recompor a densidade vegetal.
PRESERVAÇÃO DE NASCENTES NA ÁREA URBANA
O intuito é envolver nascestes/vertentes da área urbana nesse projeto, que tem cunho socioambiental, de preservação, de cuidados com o meio ambiente e qualidade de vida.
ARVORÔMETRO
Os munícipes poderão acompanhar o programa 1000 ÁRVORES URBANAS EM 04 ANOS, através do arvorômetro, que apesar de estar sendo lançado neste dia da árvore, centenas de espécies já foram plantadas ao longo desses 09 meses de trabalho de conscientização ambiental.
No programa para os próximos dias, em torno de 300 árvores sendo plantadas na área urbana de Mariópolis, conforme o Plano de Arborização Municipal.
Trechos da Avenida Brasil e Alameda 3 estarão recebendo novo visual com a arborização e paisagismo.