Município de Mariópolis recebe do Rotary Club anteprojeto de pista para uso compartilhado para caminhadas, corridas e ciclismo a custo zero.

Na tarde do dia 06 de julho, o Rotary Club Mariópolis através de sua Presidente Leticia dos Santos reuniu várias entidades e convidados, além de representantes do Executivo Municipal, para a entrega oficial ao Município de um “Levantamento Planialtimétrico” do Parque de Eventos Arnaldo Weiss juntamente com um anteprojeto de uma pista compartilhada para caminhadas, corridas e para andar de bicicleta.
Trata-se de um estudo completo da área que possui 130.000m², contendo todos os dimensionamentos, distâncias horizontais, desníveis do terreno e demais aspectos relevantes na área do parque.
O projeto idealizado e proposto tem o cuidado especial em preservar fauna e flora, todas as árvores foram mapeadas, a equipe ressalta a importância de mantê-las no bosque, propiciando um ambiente de convívio em harmonia com a natureza.
O diagnóstico partiu de mapeamento com drone. Na sequência, voluntários rotarianos iniciaram o levantamento com uso de GPS de Precisão e Estação Total, com intuito de representar a realidade gráfica e registros dos dados de forma mais fiel nos projetos.
Após este trabalho inicial, projetou-se a “Pista de Uso Compartilhado” para o desenvolvimento das práticas de caminhadas, corridas e de ciclismo.
O Engenheiro Agrônomo Volnei Luiz Lavarda, técnico responsável pelo anteprojeto que envolveu os rotarianos, fez a apresentação do mesmo, onde comenta satisfeito: “fizemos um belo trabalho em conjunto, que está sendo entregue ao município de Mariópolis. Trata-se um levantamento e registro de dados que será utilizado pelo setor de planejamento, obras e engenharia da Prefeitura, propiciando um ganho muito grande em agilidade e custos financeiros, facilitará e servirá de base para toda obra que se pretenda edificar naquele local.
Um Levantamento Planialtimétrico, visualiza futuros projetos, propicia facilidade no planejamento de obras e serve para cadastro de equipamentos, árvores e construções”, finaliza Lavarda.
Um sonho.
Numa conversa informal com o prefeito Mario a alguns meses, comentou-se da necessidade e importância de um local adequado dentro do Parque Arnaldo Weiss, para que a população tenha segurança, ambiente favorável a caminhada, corrida, ou passeio de bicicleta em meio a natureza e motivar as pessoas ao exercício físico e a partir de então, o Rotary Club abraçou a causa, com sinal verde do Prefeito.
Extensão.
A obra idealizada “Pista Compartilhada”, totalizará 2.043m. Compreendendo 1.450m de comprimento a pista externa nova margeando o parque, e 593m de asfalto já existente no local, com largura de 2,4m.
Evento.
Marcado com a presença do Governador Assistente do Rotary Club – Distrito 4640, Edison Luiz Outeiro, o mesmo proferiu palavras de apoio, de grandeza e de admiração pelos rotarianos que voluntariamente apresentaram um projeto tão importante para a comunidade, pois o lema do ano de 2021 do Rotary Club é “Servir para Transformar Vidas”.
A vice-prefeita e rotariana Solange Bellan, mostrou-se encantada com o projeto. Agradeceu ao Rotary que sempre surpreende pelas ações com pessoas que se envolvem e se dedicam em dar de si e que o que executivo municipal busca sempre o coletivo.
Já o prefeito Mário deixou uma mensagem aos presentes: “não mediremos esforços na realização desta obra, buscaremos recursos e viabilidades. Tudo começou de uma brincadeira e hoje um projeto audacioso está sendo entregue a comunidade que necessita de um espaço amplo para usufruir e praticar atividades físicas, esportivas e aproveitamento para outros eventos”, finalizou.
Nas imagens abaixo o registro do evento e a perspectiva do anteprojeto da Pista Compartilhada.