QUATRO TORRES
Conheça a história das Quatro Torres
O tombamento das Quatro Torres de Iluminação do Parque de Eventos Arnaldo Weiss, que deixou uma história marcante no município de Mariópolis.
Nos idos de 1970 e 1980 quando Mariópolis era reconhecida regionalmente como parte de uma história futebolística no esporte amador com o time do Esporte Clube Gaúcho, detentor do “Campo do Gaúcho” como era conhecido, pois, seu nome original era Estádio Plínio Gasperin (in memorian), as torres ou refletores como muitos chamavam faziam parte de um cenário de vitórias e participação maciça do torcedor ao redor do campo do gaúcho.
Sr.Plínio Gasperin, grande desportista construiu o estádio com cabine de locução e grandes alto-falantes e foi uma das peças principais para que os as torres com seus refletores fossem erguidas.
Na época a empresa Weiss era conhecida como “Firma do Gaúcho”, pela figura pitoresca, do senhor seu Arnoldo Weiss, um dos sócios da empresa, o qual vestia-se com vestes gaúchas, ou seja, usava pilchas em seu dia a dia.
Sabemos que muitos mariopolitanos marcam em sua memória a saudosa história do Esporte Clube Gaúcho. Muitos jovens, hoje cidadãos adultos em nossa comunidade foram jogadores do time, ou tiveram o prazer de jogar no referido campo do Gaúcho, ou simplesmente eram torcedores fanáticos que acompanhavam o time nos campeonatos. O Esporte que marcou tempos e foi incentivado e patrocinado pelos diretores da Empresa Weiss & Cia. Ltda.
A história das torres e seus refletores, remete-nos a uma memória histórica, pela época de sua construção, com valor afetivo, cultural e esportivo, uma vez que fez parte de um momento em que Mariópolis viveu ativamente o esporte amador.
Atualmente remete-nos a uma imagem paisagística pelo porte, por seus refletores e elegância com que são situadas no Centro de Eventos Arnaldo Weiss e que ladeiam o Lago Municipal.
Importante o registro dessa memória, dessa história, pois, quando da inauguração das Quatro Torres, o evento tomou grandes proporções pela mídia regional. Tornou-se uma inauguração histórica, pois, no Sudoeste do Paraná não existia campo iluminado para jogos e treinos noturnos, sendo Mariópolis pioneiro. Grandes times eram convidados para amistosos, entre eles o Coritiba.
Portanto hoje as Quatro Torres são reconhecidas através da Lei nº 23/2021 como Patrimônio Cultural de Mariópolis.