PROERD VOLTA A SER OFERTADO NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MARIÓPOLIS

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e a Prefeitura de Mariópolis reativaram o convênio para execução do Proerd, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.

O projeto, que já era realizado no município ficou suspenso por mais de dois anos devido à pandemia da Covid-19. Nesta retomada, que inicia na segunda-feira, 26, serão contempladas as turmas de 5º anos das Escolas Municipais Padre Eduardo Machado e Professora Amélia Lara.

O Proerd é desenvolvido por policiais militares devidamente capacitados. O intuito é informar e prevenir as crianças quanto aos malefícios do álcool e das drogas e também orientar os pais sobre como lidar com o assunto em casa.

“O Proerd tem como objetivo ensinar as crianças, habilidades para que saibam fazer escolhas seguras e saudáveis, para que escolham ficar longe das drogas e da violência. Ensina ainda habilidades para desenvolver uma comunicação eficaz, sabendo se expressar corretamente. Também são tratados, durante as aulas do Proerd, valores de cidadania, respeito, educação e responsabilidade, tudo isso trabalhado em aulas divertidas, com a interação dos alunos e o envolvimento da comunidade escolar. Afinal, o Proerd é um trabalho conjunto entre a Escola, a Família e a Polícia Militar”, explicou o Soldado Giovani Lascoski do Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária.

Para a Diretora do Departamento de Educação, Samira Dal ‘Sant , esse trabalho vem para fortalecer as ações de cidadania desenvolvidas nas unidades de ensino. “Sabemos da importância de projetos como o Proerd e o impacto deles na vida das crianças. Ações como essa contribuem com o trabalho pedagógico das escolas e com o futuro desses alunos”, comentou.