Mariópolis, PR °min °max

Ouvidora do Departamento de Saúde participa do FNOUH

 

A Ouvidora do Departamento de Saúde, Ana Paulina, participou do FNOUH – Fórum Nacional de Ouvidores Universitários e de Hospitais de Ensino, que aconteceu nos dias 11,12 e 13 de Setembro de 2019, na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba.

O Fórum Nacional de Ouvidores Universitários (FNOU) foi criado em 1999 em João Pessoa, na Paraíba. Até 2012, O FNOU era constituído por ouvidores que atuam ou atuaram em Instituições de Ensino Superior no Brasil. Em 2013, o Fórum passou a ser frequentado também por Ouvidores de Hospitais Universitários e em 2018 estes foram oficialmente inseridos como membros permanentes. Uma das funções do FNOUH é a divulgação do instituto da Ouvidoria, oferecendo informações e apoio às instituições que demonstram interesse em instalar suas próprias Ouvidorias.

Quando uma instituição, pública ou privada, cria sua Ouvidoria, vai ao encontro dos anseios da sociedade por mecanismos de controle social que contribuam para o fortalecimento da democracia, buscando a abertura à participação de seus usuários/clientes, assim como da comunidade em que está inserida. Acolhendo as demandas dos usuários do SUS – Sistema Único de Saúde.

A ouvidoria do Departamento de Saúde, em Mariópolis, encontra-se no Centro Municipal de Saúde. As ouvidorias podem ser feitas de forma anônima, identificado e sigiloso.  Também pode ser feitas via e-mail, pessoalmente ou por telefone, da natureza de denúncia, reclamação, elogio, solicitação e sugestão.