Município de Mariópolis lança o projeto Família Acolhedora

Empresta-me sua família?

O município de Mariópolis, através do Departamento de Assistência Social, está implantando o serviço de Acolhimento “Família Acolhedora”, que faz parte do Sistema Único de Assistência Social, criado através da Lei Municipal nº 038 de 22 de outubro de 2018.

O serviço tem objetivo de acolher, na residência da família apta, uma criança ou adolescente. As famílias acolhedoras se responsabilizam por cuidar da criança até que ela retorne à família de origem, ou seja, encaminhada para adoção. A família Acolhedora empresta sua família a uma criança ou adolescentes por um tempo determinado.

Para ingressar no programa, a futura família acolhedora passa por avaliação e treinamento e pode receber crianças em casa por um período que variará de acordo com a situação apresentada, podendo estender-se até 06 (seis) meses e, em casos excepcionais, poderá haver acolhimento mais prolongado. Esta família terá uma ajuda de custo de um salário mínimo por mês.

Segundo o Conselho Nacional de Justiça entre os benefícios do acolhimento por meio das famílias, está a garantia do convívio saudável, dos cuidados individualizados, do afeto e convivência de tal forma, que não se compara com as Instituições de Acolhimento Institucional. O Lar de uma família acolhedora é o ambiente mais favorável para o desenvolvimento da criança e do adolescente.

Seja uma família Acolhedora. Doe Amor, doe Vida. O Futuro agradece.