Mariópolis, PR °min °max

Município de Mariópolis lança campanha do Outubro Rosa 2017

Na década de 1990, nasce o movimento conhecido como Outubro Rosa, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

O INCA (Instituto Nacional do Câncer, do Ministério da Saúde) participa do movimento desde 2010, promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre prevenção e detecção precoce da doença.

Em sua décima edição, a campanha nacional Outubro Rosa visa conscientizar pacientes com câncer, bem como seus familiares, amigos e colegas sobre a importância de munir-se de informação e participar ativamente da tomada de decisões no enfrentamento da doença.

A campanha, foi lançada no dia 27 de setembro no 4º Congresso Brasileiro Todos Juntos Contra o Câncer, pela FEMAMA, com o mote #PacientesNoControle: Atitude Exige Coragem. A campanha irá incentivar pacientes e familiares a enfrentarem o câncer de mama ativamente e a conversar com a equipe médica, aproximando-se de instituições de apoio e conhecendo seus direitos.

O Departamento de Saúde, através das Estratégias Saúde na Família I e II e Saúde do Trabalhador irão realizar diversas ações no município de Mariópolis. Confira o cronograma:

A Estratégia Saúde na Família I, localizada junto ao Centro de Saúde, estará realizando exames de Preventivo, Exame Clínico de Mama e testes rápidos de HIV, Cífilis, Hepatites B e C, com agendamento com a Enfermeira Juliana Carvalho. A campanha de coleta dos exames acontecerá nos dias 06, 20 e 27 de outubro.

No dia 20 de outubro, a equipe estará realizando um diálogo para as mulheres que fazem parte do Grupo de Idosos, com orientações e dicas sobre os cuidados com a saúde da mulher.

A Estratégia Saúde na Família II, localizada no Edifício Tomasini, estará realizando exames de Preventivo, Exame Clínico de Mama e testes rápidos de HIV, Cífilis, Hepatites B e C, todos os dias e sem agendamento.

No dia 09 e 10 de outubro, a equipe estará realizando uma ação na Escola sobre a prevenção do HPV, Câncer de Colo e Câncer de Mama.

Dia 11 de Outubro será realizada uma blitz na Avenida Brasil com orientações e sobre o Câncer de Colo e Câncer de Mama.

O setor da Saúde do Trabalhador estará realizando ações com o setor rural do município, com parceria da Nutricionista Larissa P. Fioravanço.

Cuidar da vida é um elo de amor! Realize os exames periódicos e conscientize suas amigas, colegas e familiares a fazerem o mesmo, afinal, tudo ficam melhor quando você se cuida e cuida de quem ama.

Um toque pode fazer toda diferença!