Mariópolis, PR °min °max

Município de mariopolis inicia o projeto BOVISUS

O programa municipal de Bovinocultura Sustentável – BOVISUS, criado através da Lei n.º 9/2018, tem como finalidade, diminuir o impacto ambiental causado pela destinação indevida dos dejetos animais. Visa também diminuir os custos de produção, pois, os dejetos armazenados nas esterqueiras são utilizados nas áreas de cultivo como fertilizante.

O BOVISUS é desenvolvido através do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, por meio de doação ao produtor rural com plantel leiteiro, que seja enquadrado como Agricultor Familiar, de uma esterqueira revestida com geomembrana.

Durante o mês de abril, o Departamento realizou a instalação de cinco esterqueiras, nas propriedades rurais do Município, os beneficiários: Joel Cordeiro Rosa Preto, Delcio Gratzki, Sandro Albani, Adelar Zanus e Ademir Simioni.

Podem participar do projeto, segundo a Lei do BOVISUS, todo produtor rural que possuir parte ou total da renda anual da propriedade proveniente da bovinocultura leiteira, devidamente comprovado com nota de produtor rural. Também ser produtor de bovinocultura leiteira no município de Mariópolis e esteja nesta atividade há ,no mínimo, um ano. Deverá apresentar ao Departamento o comprovante de entrega de leite em seu nome, ou do cônjuge, dos últimos doze meses anteriores à data de cadastramento do programa, matrícula do imóvel ou contrato de arrendamento e a Declaração de Aptidão do Pronaf (DAP).

Para a execução do projeto, o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente deverá realizar o cadastramento dos produtores rurais interessados em adquirir o programa e realizar visitas para análise do local de instalação das esterqueiras.