Mariópolis, PR °min °max

Dia da Saúde é comemorado no município de Mariópolis com o Circuito da Saúde

Em alusão ao Dia Mundial da Saúde e da Atividade Física, comemorado dia 07 de abril, o Departamento de Saúde realizou uma ação denominada de Circuito da Saúde. As atividades aconteceram no dia 05 de abril (quinta-feira) no período da manhã e da tarde. A ação foi elaborada pelo NASF – Núcleo Ampliado a Saúde da Família, com apoio da Estratégia Saúde na Família I e II.

O Circuito da Saúde teve objetivo à prática de atividades físicas para pessoas de todas as idades, com enfoque na população hipertensa, diabética e obesa, que queiram adotar as prevenções e iniciar hábitos saudáveis em seu dia-a-dia.

Foram oportunizados diversos serviços e orientações, entre eles: Prevenção do Câncer bucal e orientações sobre escovação, avaliação de IMC e pesquisa de hábitos alimentares, aferição de pressão, orientação sobre alimentação saudável com foco na hipertensão e obesidade, explicações sobre o calendário nacional de vacinas, orientações sobre animais peçonhentos e prevenção da dengue.

O Departamento de Esporte e Lazer realizou a Ginástica Maluca com as crianças das Escolas Municipais, alongamentos para os adolescentes e adultos, e também as crianças se divertiram com os brinquedos infláveis. O circuito encerrou, às 19h com uma Mega Aula de Ginástica, na Academia de Saúde, elaborada pela Educadora Física Daiana Bagattini e pela Nutricionista Larissa Payano Fioravanço, que no final da aula, entregou maçãs para as mulheres e fez uma fala sobre o Dia da Nutrição, comemorado em 31 de março.

Durante o Circuito, os profissionais identificaram várias crianças com diagnóstico de hipertensão e obesidade, agora, cada estratégia irá realizar um melhor acompanhamento com essas crianças.