Mariópolis, PR °min °max

Departamento de Saúde conclui campanha contra Dengue com resultado positivo

Com o intuito de prevenir e orientar a população, o Departamento de Saúde, através do setor de Vigilância Sanitária, promoveu entre os dias 23 e 27 de abril um mutirão de limpeza e orientações sobre o combate a Dengue.

O objetivo é conscientizar a população sobre os perigos do Mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, e fazer com que todos ajudem no combate através de medidas simples como o descarte correto dos materiais que podem acumular água parada.

Para realizar o mutirão, o Departamento de Saúde contou com o apoio do Colégio Estadual Presidente Arthur da Costa e Silva, onde os alunos realizaram a Caminhada Contra a Dengue e um pedágio para conscientizar a população sobre a prevenção e para orientar sobre como evitar focos do mosquito em quintais e nas residências.

Nos dias 02, 03 e 04 de maio, o Departamento de Viação e Obras realizou a Coleta de Entulhos, onde foram recolhidas 165 cargas de entulhos em todos os bairros do município.

Os Agentes Comunitários de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde se uniram em equipes direcionadas estrategicamente em diversos pontos do município, com a missão de orientar e realizar trabalhos de prevenção.

Essas equipes visitaram aproximadamente 1.900 imóveis orientando a população sobre a situação do município, que segundo o Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), Mariópolis ainda apresenta um alto índice de proliferação do mosquito.

O setor de Vigilância Sanitária agradece a população mariopolitana, por recebê-los em suas residências e por adotar as medidas preventivas do combate ao mosquito. Também, durante os dias de campanha, os Agentes encontraram diversas residências com focos e larvas do mosquito, e informam à população que a partir de agora, as residências que tiverem focos do mosquito serão notificadas pela Vigilância Sanitária.