Conselho do meio ambiente de Mariópolis faz tur ecológico para conhecer a manancial do rio Pato Branco

O “tur” ecológico foi organizado pela Prefeitura Municipal de Mariópolis para que os membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente conhecessem de perto a realidade o manancial do rio Pato Branco. Para o engenheiro agrônomo Volnei Lavarda, que conhece as características da microbacia em profundidade, ações como esta são importantes para que as pessoas conheçam a realidade do rio Pato Branco. “Este passeio pela área do manancial está permitindo para muitos integrantes do Conselho um contato inédito com a realidade do rio, que percorre em cerca de 40% de sua extensão dentro do território do município de Mariópolis”.

Da nascente à foz rio Pato Branco percorre 54 Km

O rio Pato Branco percorre uma extensão de 54 Km até sua foz no rio Chopim, onde se encontra com as águas do rio maior na localidade conhecida como Recanto do Ruzza, na divisa entre os municípios de Mariópolis, Clevelândia e Pato Branco. O rio Pato Branco em grande parte é justamente o divisor de territórios entre estes três municípios. “O rio Pato Branco é fundamental para a microrregião, mas principalmente para Mariópolis onde nasce, e Pato Branco, cidade que abastece com suas águas a partir da estação de captação da Sanepar ainda no município de Mariópolis”.

Conselho do Meio Ambiente tem na preservação do manancial uma das prioridades em Mariópolis

O engenheiro ambiental e vice-presidente do Conselho de Meio Ambiente Ronaldo Bresolin, disse que é fundamental conhecer para respeitar e preservar. “O Conselho de Meio Ambiente tem como uma de suas prioridades as ações de preservação do manancial, e a oportunidade de levar seus integrantes para conhecer a realidade in loco é muito importante para os conselheiros”, afirmou Ronaldo. Destacou também que os conselheiros terão a partir da visita, como melhor avaliar os projetos e a destinação de recursos para programas de preservação e recuperação do rio Pato Branco.

Prefeitura vai iniciar novas ações de preservação

O Secretário municipal de Meio Ambiente e Agricultura Nadir Rissardi acompanhou a visita ao manancial e destacou que várias ações de preservação contemplam o rio Pato Branco. Segundo Nadir, a Prefeitura tem nos programas de preservação do manancial uma de suas prioridades no campo ambiental. “Nós vamos iniciar com o apoio do Prefeito Mário Paulek, uma série de ações que irão envolver os moradores e proprietários ribeirinhos em atividades de educação ambiental para buscar o apoio da comunidade, fundamental para o sucesso das ações”.

Márcia Rodrigues, integrante do Conselho de Meio Ambiente visitou pela primeira vez a nascente número um do rio Pato Branco. “Eu não tinha ideia da realidade concreta do manancial, e a partir desta visita entendemos um pouco mais do rio, de suas fragilidades e problemas, mas percebemos também que há um compromisso da comunidade e da municipalidade com sua preservação”.

As ações de preservação são permanentes, e a união entre os moradores ribeirinhos, Prefeitura Municipal e comunidade, através do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Mariópolis assegura que o futuro do manancial do Rio Pato Branco continue irrigando com suas águas a vida em todo o seu ecossistema.