Mariópolis, PR °min °max

Campanha do Tossidor

O Departamento de Saúde, através da Atenção Básica, lançou na ultima sexta-feira (24) a Campanha da Tuberculose. O objetivo é alertar a população sobre os sintomas da doença e o tratamento gratuito oferecido pelo SUS.

O que é tuberculose?
É uma doença causada por uma bactéria que ataca principalmente os pulmões, mas pode também ocorrer em outras partes do corpo, como ossos, rins e meninges (as Membranas que envolvem o cérebro).

Quais são os sintomas?
Se você está com tosse por mais de duas semanas, acompanhada ou não de febre no fim do dia, suor noturno, falta de apetite, perda de peso, cansaço ou dor no peito, pode ser tuberculose. Após o diagnóstico, o tratamento deve ser feito o quanto antes e por um período mínimo de seis meses e só termina quando o médico confirmar a cura por meio de exames.

No período da manhã quem realizou as atividades foi a Equipe ESF I, e no período da tarde foram as Equipes ESF II e III, onde no local foram realizados testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, com resultado de 15 a 30 minutos.

Segundo a Diretora do Departamento de Saúde Giovana Abegg “Quando os sintomáticos respiratórios são identificados com duas semanas ou mais, o mesmo é encaminhado para a Unidade de Saúde para a realização do Escarro, exame de coleta que identifica os bacilos da Tuberculose”.