Agosto tem o “Dia dos Pais” e é o “Mês de Valorização da Paternidade”

O incentivo ao cuidado com a saúde do homem é lei no Paraná. Em 2012, o Agosto Azul foi instituído no Estado pela Lei nº 17.099. Desde então, a Secretaria estadual da Saúde organiza ações de promoção à saúde voltadas ao público masculino. Para 2017, a campanha incentiva a paternidade responsável com o mote ‘Pai, seja presente!’.

Promover o engajamento dos homens nas ações do planejamento reprodutivo e no acompanhamento do pré-natal, do parto e do pós-parto de suas parceiras e nos cuidados no desenvolvimento da criança, com a possibilidade real de melhoria na qualidade de vida para todas as pessoas envolvidas e vínculos afetivos saudáveis. Esses são os principais objetivos para a criação do Mês de Valorização da Paternidade, que será celebrado em agosto.

O mês de valorização da paternidade foi instituído pelo Comitê Vida, grupo de trabalho intersetorial que integra profissionais de organizações governamentais e não-governamentais, universidades e demais pessoas e instituições interessadas. A Coordenação Nacional de Saúde do Homem (CNSH) apoia essa inciativa e estimula que essa ação seja nacional. A ação é baseada em um dos eixos prioritários da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH): Paternidade e Cuidado. (Ministério da Saúde).

No município de Mariópolis as ações serão desenvolvidas através do Departamento de Saúde, durante todo o mês no Centro de Saúde. Serão realizados PSA livre demanda, testes rápidos, atualização da caderneta de vacinação e avaliação da saúde bucal.

No dia 15, dia “D” da campanha, as equipes de ESF – Estratégia Saúde na Família estarão realizando uma blitz na Polícia Rodoviária de Mariópolis, dando orientações, fazendo testes rápidos, distribuindo brindes, preservativos e panfletos.

Dia 23 as equipes de ESF – Estratégia Saúde na Família, realizarão o Encontro de Gestantes e Puérperas – GESTAR, com a participação dos Pais na Pastoral da Criança às 14h. O assunto abordado será sobre o Aleitamento Materno. No município de Mariópolis existe uma Lei Municipal, de autoria do Vereador Dejair Ferreira, Lei Nº 68/2014 que institui ao município de Mariópolis a semana municipal de incentivo ao aleitamento materno, sendo na primeira semana do mês de agosto.

No dia 29, o Médico do Centro de Saúde Dr Gilmar Abegg realizará uma palestra falando sobre os cuidados com a saúde do homem. No local também serão realizados testes rápidos. A palestra acontecerá na Câmara de Vereadores a partir das 8h30min. Durante o mês de agosto, a Saúde do Trabalhador estará realizando vistoria nas empresas, orientando os homens para os cuidados com a saúde e distribuindo brindes do Agosto Azul.